SOBRE

MANUEL PIZARRO

SOBRE

MANUEL PIZARRO

manuel-pizarro

Biografia

MANUEL PIZARRO

Manuel Pizarro nasceu em 1964 e morou sempre no Porto. É médico especialista em medicina interna; eurodeputado; vereador da Câmara Municipal do Porto; presidente da Federação Distrital do Porto do PS e alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.

Desempenhou funções de Secretário de Estado da Saúde do XVII Governo Constitucional (2008-2009) e de Secretário de Estado Adjunto e da Saúde no XVIII Governo Constitucional (2009-2011).

Em cargos governamentais, foi responsável, entre outros dossiês, pela dinamização da reforma dos cuidados de saúde primários; pelo alargamento às crianças do programa cheque dentista; pela criação do Banco Público de células do cordão umbilical (Lusocord); pelo primeiro banco público de gâmetas (no Centro Hospitalar do Porto); e pelo início da construção do Centro Materno-Infantil do Norte.

Foi deputado à Assembleia da República (2005-2013), tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. Teve participação destacada na aprovação da Lei da Procriação Medicamente Assistida e do novo enquadramento legal para a transplantação de órgãos.

MANUEL PIZARRO

PARLAMENTO EUROPEU

Confira aqui as pastas e responsabilidades que Manuel Pizarro tem, em Bruxelas e Estrasburgo, no âmbito do seu trabalho no Parlamento Europeu

COMISSÕES

MEMBRO
Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais
(EMPL)

Comissão das Pescas (PECH)

MEMBRO SUPLENTE
Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da
Segurança Alimentar (ENVI)

Comissão da Cultura e da Educação (CULT)

DELEGAÇÕES

VICE-PRESIDENTE
Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil (D-BR)

MEMBRO
Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia (D-RU)

MEMBRO SUPLENTE
Delegação para as relações com o Mercosul (DMER)

Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (DLAT)

MANUEL PIZARRO

RELATÓRIOS E NEGOCIAÇÕES

Consulte aqui os relatórios, pareceres e negociações aos quais Manuel Pizarro tem dedicado parte do seu trabalho no Parlamento Europeu.  

CULTURA E EDUCAÇÃO | COOPERAÇÃO E AJUDA HUMANITÁRIA NO CONTEXTO DA COVID-19

PESCAS | ESTRATÉGIA MARÍTIMA PARA A REGIÃO ATL NTICA

PESCAS | FUNDO EUROPEU DOS ASSUNTOS MARÍTIMOS E DAS PESCAS

EMPREGO E ASSUNTOS SOCIAIS | ACORDO DE COMÉRCIO E COOPERAÇÃO UNIÃO EUROPEIA – REINO UNIDO

AMBIENTE | CONTROLO DAS PESCAS

PESCAS | ACORDO DE PARCERIA ENTRE A COMUNIDADE EUROPEIA E A REPÚBLICA DE CABO VERDE:

PESCAS | FUTURO DAS PESCAS NO CANAL DA MANCHA, MAR DO NORTE, MAR DA IRLANDA E OCEANO ATL NTICO

PESCAS | RELATÓRIO SOBRE O FUTURO DAS PESCAS

EMPREGO | RELATÓRIO SOBRE O FUTURO DAS PESCAS

EMPREGO E ASSUNTOS SOCIAIS | FUTURA PARCERIA UNIÃO EUROPEIA – REINO UNIDO

EMPREGO E ASSUNTOS SOCIAIS | FUNDO PARA A TRANSIÇÃO JUSTA

PESCAS | ORIENTAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DE 2022

PESCAS | ESTRATÉGIA DE BIODIVERSIDADE DA UE PARA 2030

CULTURA E EDUCAÇÃO | ESTRATÉGIA ANUAL PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL EM 2021

EMPREGO E ASSUNTOS SOCIAIS | COOPERAÇÃO REFORÇADA ENTRE SERVIÇOS PÚBLICOS DE EMPREGO

PESCAS | ORIENTAÇÕES PARA O ORÇAMENTO 2021:

PESCAS | NEGOCIAÇÕES COM O REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E DA IRLANDA DO NORTE:

MANUEL PIZARRO

EIXOS DE AÇÃO

Veja aqui quais são as principais áreas em que Manuel Pizarro desenvolve o seu trabalho no Parlamento Europeu.

SAÚDE PÚBLICA

Manuel Pizarro defende uma verdadeira União Europeia da Saúde e tem atuado no sentido de serem estabelecidos mecanismos que generalizem boas práticas a todos os países e cidadãos europeus. Dos vários dossiês em que tem trabalhado, podem destacar-se o estabelecimento de um novo Plano de Ação contra a Infeção VIH / SIDA e as Hepatites B e C, a criação de um mecanismo europeu que facilite o acesso aos medicamentos inovadores e a melhoria dos sistemas de diagnóstico precoce de doenças raras.

HABITAÇÃO

Colocar o tema da habitação digna e a custos acessíveis na agenda das políticas europeias é um objetivo que tem exigido muito trabalho a Manuel Pizarro e do qual espera apresentar resultados. Este é, aliás, um tema que acompanha Pizarro em todos os cargos políticos que desempenha e tem desempenhado, de que é exemplo o trabalho desenvolvido na Câmara Municipal do Porto, durante os anos em que abraçou o pelouro da Habitação e Ação Social.

EMPREGO E
DIREITOS SOCIAIS

Garantir que 78% dos europeus entre os 20 e os 64 anos têm trabalho; assegurar que, em cada ano, 60% dos adultos estão envolvidos em formação; e retirar pelo menos 15 milhões de pessoas da pobreza. Estes são os grandes objetivos que a União Europeia pretende concretizar até 2030 e a base da atividade política de Manuel Pizarro nas áreas do Emprego e Direitos Sociais. Os temas da pobreza, crianças e população sem-abrigo têm absorvido parte considerável do seu trabalho.

PESCAS

Esta é uma pasta de enorme relevo para o país e onde Portugal pode ter um trabalho muito relevante, designadamente naquilo que são os instrumentos de apoio ao setor, dossiê no qual Manuel Pizarro tem trabalhado com especial dedicação. Em Portugal, e de forma a acompanhar o melhor possível aquilo que são os desafios do setor, iniciou o “Roteiro das Pescas”, iniciativa com a qual pretende percorrer todo o litoral do país, incluindo ilhas, de maneira a fazer um levantamento da realidade do setor.